Centro de Inovação - SESI Mato Grosso do Sul

Afinal de contas, o que é BIM?

A humanidade, desde os seus primórdios até os tempos atuais, sempre se deparou com um mesmo desafio: o de construir e edificar os espaços. Através dos séculos, tecnologias e ferramentas inovadoras revolucionaram o setor da construção civil e a forma como fazemos isso. Dentre elas, sempre chamou atenção as diversas técnicas e tecnologias para realizar a representação de desenhos e modelos reduzidos (as famosas maquetes) que auxiliassem na solução dos problemas envolvidos na arte de edificar.

Fato é que desde soluções como modelos analíticos estruturais feitos com pequenos sacos de areia, como feito pelo brilhante Gaudí durante o projeto da Sagrada Família, até os tempos atuais, muito se evoluiu, tendo-se hoje, em voga, o termo “BIM” como um grande agente de inovação na Construção Civil. Mas afinal, o que é BIM?

Modelo analítico estrutural dos arcos do Templo Expiatório da Sagrada Família, projetado por Gaudí.

O conceito de Modelagem da Informação da Construção, tradução de Building Information Modeling (acrónimo BIM), tem sido fortemente disseminado entre os profissionais da indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) como grande elemento de inovação nos dias de hoje. No livro “Manual de BIM: Um Guia de Modelagem da Informação da Construção para Arquitetos, Engenheiros, Gerentes, Construtores e Incorporadores”, de autoria de Chuck Eastman, Paul Teicholz, Rafael Sacks e Kathleen Liston, BIM é descrito como:

“[…] um modelo virtual preciso de uma edificação construído de forma digital. Quando completo, o modelo gerado computacionalmente contém a geometria exata e os dados relevantes, necessários para dar suporte à construção, à fabricação e ao fornecimento de insumos necessários para a realização da construção. O BIM também incorpora muitas das funções necessárias para modelar o ciclo de vida de uma edificação, proporcionando a base para novas capacidades da construção e modificações nos papéis e relacionamentos da equipe envolvida no empreendimento.”

Mas, de maneira mais simples e prática, o que é de fato BIM? Tomemos como exemplo, as documentações típicas que utilizamos para edificar: as plantas de construção. A partir de elementos geométricos básicos como pontos e linhas, criamos retângulos, círculos e outras formas que, por mera convenção social, simbolizam paredes, pisos, portas ou uma janela. Criamos, a partir desta abstração, o fato de que o desenho de duas linhas paralelas representa os limites de uma parede. Você não acha isso tudo meio maluco?

Exemplo de representação de uma parede extraída da Norma Brasileira ABNT 6492: Representação de projetos de arquitetura

Uma das limitações dessa técnica é que, além de resultar em uma rotina de trabalho extremamente manual e repetitiva, o desenho pode não acrescentar informações relevantes sobre as propriedades daquela parede e que vão muito além de tão somente os seus aspectos geométricos. Quando são usadas tecnologias de representação baseadas em conceitos BIM, não estamos mais falando em meros desenhos que fazem com que linhas representem paredes: no universo BIM, uma parede é digitalmente construída em um ambiente computacional onde é possível que uma ou mais pessoas possam trabalhar colaborativamente no ativo mais importante: a informação.

Com isso, é possível associar à uma simples parede diversos parâmetros relacionados à sua natureza, como suas dimensões, os materiais que a compõe, suas propriedades termo acústicas, o quão inflamável ela é e diversas outras informações que sejam consideradas relevantes para cada situação. Toda esta riqueza de informações tem proporcionado à indústria da construção experimentar nos últimos anos uma grande evolução e digitalização de seus processos, tornando o BIM um grande catalisador para esse cenário de inovação.

Propriedades de uma parede em um software de modelagem BIM

Para a proposta do CISLab, o tour virtual realizado no edifício do Centro de Inovação foi elaborado a partir de um modelo construído utilizando-se softwares e conceitos BIM. Aqui no Centro de Inovação, acreditamos que o uso de conceitos BIM podem contribuir de forma significativa nas questões relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Gostou do que é BIM e teve uma ideia interessante sobre o assunto? Vamos conversar! Nossa equipe está à disposição para inovarmos juntos.

Quer se aprofundar mais no tema? Acesse o site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e faça o download da coletânea BIM: https://cbic.org.br/faca-o-download-da-coletanea-bim-no-site-da-cbic/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *